Startup de São Paulo cria salgante e molho de soja sem sal

Startup de São Paulo cria salgante e molho de soja sem sal

Empresários passaram um ano e meio desenvolvendo o shoyu sem sódio e investiram R$ 1 milhão.

Este ano, a empresa ampliou os negócios e lançou o shoyu sem sódio, o molho de soja muito usado na culinária oriental.

O empresário Rodrigo Ribeiro é um dos sócios do negócio. Ele trabalhou por muito tempo como consultor e no ano passado decidiu criar uma startup com mais dois sócios para atuar na área de alimentação, as chamadas foodthecs.

O primeiro produto que criaram foi um salgante sem sódio. "A gente foi pesquisar o que tinha fora do Brasil e encontramos a alternativa que é o primeiro sal 100% sem sódio. Ele tem diferença de sabor, mas é sutil. O salgante tem três apresentações diferentes e os preços nos pontos de vendas variam de R$ 9.90 a R$ 29. Você encontra em farmácias, lojas de varejo alimentar e alimentação saudável”, explica Rodrigo.

Os sócios também fizeram parceira com uma família japonesa que produz shoyu no interior de São Paul e que já usava uma fórmula com menos sal. Eles passaram um ano e meio desenvolvendo o shoyu sem sódio e investiram R$ 1 milhão. "Usamos todos ingredientes autorizados pela Anvisa, que são referência no mundo da alimentação. A gente é preocupado. É baseado e cloreto de potássio. O sal é cloreto de sódio e o cloreto de potássio é extraído de minas. A gente usa essa fonte de minério como substituo ao cloreto de sódio”, afirma o empresário.

O médico Marcelo Franken, gerente do programa de cardiologia do Hospital Albert Einsten diz que a substituição do sódio pelo cloreto de potássio é indicada, mas tem uma restrição: "O potássio pode diminuir a pressão arterial, mas tem que ter cuidado e em pessoas com insuficiência renal o consumo de potássio tem que ser com moderação”.

A startup já distribui o shoyu sem sódio em supermercados e lojas de produtos naturais de 15 estados e o valor varia de R$ 30 a R$ 40. A empresa não revela o faturamento.